RESTAURANTE

um restaurante tipicamente manezinho

O restaurante Rancho Açoriano nasceu em 1997 numa das mais antigas comunidades de Santa Catarina, o Ribeirão da Ilha. A localidade foi a primeira de Florianópolis a ser habitada, no século XVI, pelos índios Carijós que, pelo visto, já sabiam o que era bom.

Hoje o Ribeirão da Ilha é um museu a céu aberto, um dos poucos lugares do litoral Sul do Brasil que conserva bem os traços da colonização portuguesa. Um passeio até o Ribeirão da Ilha é uma volta aos costumes e cultura açorianos, preservados tanto na arquitetura das casas como na rotina dos moradores.

O cenário bucólico e a proximidade com o mar foram a inspiração para a abertura do restaurante Rancho Açoriano. “ Manezinho” típico, o hoje famoso restaurante era, na sua origem, um espaço para guardar embarcações e material de pesca, chamado pelos pescadores de rancho.

Naquele pequeno rancho Dário Gonçalves começou a preparar para os amigos as ostras que cultivava na baía, bem em frente à sua casa. No boca-a-boca, a comidinha típica ganhou fama e apreciadores Brasil a fora. O jeito tipicamente ilhéu de Dário, sempre disposto a receber os visitantes com um sorriso, se uniu à tradição da culinária para transformar o Rancho Açoriano no que é hoje: um ponto de referência da gastronomia ilhôa em todo o país.

A fama que se espalhou levou à necessidade de abertura de outra unidade do Rancho Açoriano mais próxima ao Centro da cidade. Era preciso um local adequado que, sobretudo, guardasse os encantos da tradição açoriana. A escolha caiu sobre uma localidade tão especial quanto o Ribeirão da Ilha: a praia de Itaguaçu, em Coqueiros, na parte continental de Florianópolis.

A praia de Itaguaçu está impregnada por um dos aspectos mais interessantes da cultura florianopolitana, as bruxas. Contam os velhos pescadores que lá as bruxas fizeram uma linda festa, para a qual não convidaram apenas o diabo. Mas o diabo não deixou por menos, para mostrar sua ira as transformou em pedras enormes, que hoje enfeitam esse belo recanto da capital catarinense.

Desde 2004 a praia do Itaguaçu tornou-se cenário para o Rancho Açoriano Coqueiros, uma opção no perímetro urbano de Florianópolis para quem não abre mão de degustar o mais saboroso e típico cardápio açoriano da cidade. No Ribeirão da Ilha ou em Coqueiros, o Restaurante Rancho Açoriano preserva uma das mais gratas tradições açorianas: o prazer de receber bem para uma deliciosa refeição a base de frutos do mar frescos e selecionados.

RIBERÃO DA ILHA

Passamos por uma reforma e possuímos deck a beiramar onde conseguimos atracar lanchas.

COQUEIROS

Recentemente passamos por uma reforma deixando restaurante mais confortável e agradável.

Todos os direitos reservados a Rancho Açoriano - 2016